Reprovado no TAF: saiba o que fazer!

reprovado-no-taf-o-que-fazer

O que fazer quando você treina durante meses, muda completamente seu estilo de vida, abdica de momentos de lazer e é reprovado no TAF?

Ainda que esse resultado seja bastante frustrante e desanimador, saiba que é possível recorrer e até mesmo retornar ao processo seletivo público.

Quer saber como? Continue conosco nesse conteúdo… 

1. O que é TAF? Como funciona esse teste?

O Teste de Aptidão Física (TAF) é uma das etapas presentes em alguns concursos públicos, sobretudo para cargos da polícia e do corpo de bombeiros.

Determinado pela legislação do cargo, essa etapa visa garantir que todos os candidatos aprovados possuam as características e condições físicas necessárias para executar suas futuras atividades.

Ou seja, o principal objetivo do TAF é assegurar a eficiência dos serviços públicos.

Para selecionar os candidatos realmente aptos ao cargo, o TAF é composto por uma série de exercícios físicos, que devem ser realizados nas condições e tempo determinado.

Por exemplo, um dos exercícios mais comuns desses testes é a corrida de resistência, na qual os candidatos devem percorrer um determinado percurso em um período de tempo cronometrado para serem aprovados.

2. Como passar no TAF?

Para não ser reprovado no TAF, o candidato deve cumprir todos os exercícios do exame nas condições determinadas pelo edital do concurso.

Inclusive, como essas condições são divulgadas com antecedência ao teste — cerca de 6 semanas antes — os candidatos devem incluir as informações durante o seu período de preparação, montando simulados.

Assim, no dia da prova, estará mais preparado (fisicamente e psicologicamente) para cumprir todas as etapas do TAF.

De todo modo, a melhor forma de como passar no TAF é treinando com antecedência, sempre com acompanhamento de profissionais especializados, tanto médicos como personal trainers.

3. Motivos para um candidato ser reprovado no TAF

Descubra abaixo quais são as principais causas de reprovação no TAF:

  • Falta de preparação, sobretudo entre candidatos com bom condicionamento físico;
  • Erros durante a execução dos exercícios, como encostar o queixo na barra fixa;
  • Falta de preparo psicológico;
  • Existência de ilegalidades durante o exame.

Além dos motivos acima, durante a pandemia muitos candidatos foram reprovados do TAF devido ao uso de máscara, que passou a ser exigida durante a aplicação dos exames.

Contudo, como a regra foi imposta em períodos muito próximos ao dia do teste, alguns candidatos não conseguiram se preparar para conseguir executar os exercícios com o acessório, culminando em sua reprovação.

Inclusive, um candidato reprovado no TAF conseguiu reverter seu resultado no concurso da PF com base nessa defesa.

4. Reprovei no TAF, e agora?

Ao ser reprovado no TAF, o candidato é eliminado de todo o concurso público, perdendo a chance de conquistar a vaga almejada.

Essa eliminação independe dos resultados obtidos durante as demais etapas — como a prova teórica ou avaliação psicológica — devido à importância do TAF para a garantia da eficiência do serviço público.

Sendo assim, o que acontece após a reprovação no TAF é o afastamento imediato do candidato, impedindo-o de realizar as demais etapas do concurso.

5. É possível recorrer à reprovação no TAF?

Ainda que o objetivo do TAF seja garantir a eficiência dos serviços prestados pelos órgãos públicos, nem sempre esse exame é realizado corretamente ou de forma 100% legal.

Isso acontece, porque alguns examinadores podem cometer erros durante as avaliações ou até mesmo violar direitos dos candidatos.

Independente de qual seja a motivação para essas falhas, quando elas são a causa para um candidato ser reprovado no TAF, acaba sendo possível recorrer ao resultado — com altas chances de ganho.

Veja abaixo como recorrer à reprovação no TAF:

Recurso administrativo para casos de reprovação no TAF

O recurso administrativo está disponível para todos os candidatos que desejam recorrer a ações cometidas durante o concurso público, inclusive, se for reprovado no TAF.

Entretanto, como o recurso é analisado pelo mesmo órgão que definiu o resultado inicial, dificilmente os candidatos que utilizam esse meio conseguem retornar ao concurso.

Sendo assim, é preciso buscar por outra via: a judicial!

Processo judicial se você foi reprovado no TAF

Como a ação judicial é ministrada e julgada por uma figura imparcial ao processo, o juiz, o candidato reprovado no TAF possui mais chances de retornar ao concurso público.

Para isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar:

Identifique quais direitos foram violados

Ainda que o processo judicial ofereça aos candidatos mais chances de sucesso, o juiz apenas vai decidir a seu favor, caso o resultado do exame realmente seja falso ou se um dos seus direitos tiver sido violado durante a execução do teste.

Os direitos dos candidatos, que devem ser respeitados pela banca, são:

  • Condições equivalentes do teste entre os candidatos;
  • Transparência do resultado;
  • Gravação da realização do teste;
  • Recurso contra eliminação;
  • Aplicação do TAF presente no edital;
  • Proporcionalidade e razoabilidade.

Então, verifique se todas essas regras foram cumpridas pelos examinadores durante seu teste.

Solicite a gravação do teste

Como dissemos, a filmagem do exame é um dos direitos do candidato, que também pode ter acesso a uma cópia desse material.

Assim, será possível analisar com exatidão se todos os parâmetros de avaliação e regras do exame foram respeitados durante a execução do seu TAF.

Ah! A falta de gravação ou não disponibilização do material podem ser utilizados como argumento de defesa, pois dificultam o contraditório.

Utilize o princípio da razoabilidade e proporcionalidade ao seu favor

Você foi reprovado no TAF por ter completado a prova 20 segundos após o prazo máximo? Saiba que o princípio da razoabilidade e proporcionalidade pode te ajudar.

Com base nesse princípio, que também é um dos direitos dos candidatos, resultados com diferenças insignificantes em relação ao índice exigido nos testes não podem ser utilizados como fundamento para eliminação.

Dessa forma, compare seus resultados com os índices e verifique se a diferença é realmente grande — ou poderia ser tolerada pela banca.

6. Se você foi reprovado no TAF, busque um advogado especialista em concurso público!

Além de seguir as dicas apresentadas acima, ao ser reprovado no TAF, procure imediatamente um advogado especialista em concurso público!

Esse profissional vai te orientar qual o melhor meio para recorrer ao resultado — recurso administrativo ou processo judicial — assim como entrar com pedido de mandado de segurança, analisar os direitos violados e demais ações cruciais ao processo.

Portanto, se você foi reprovado no TAF, entre em contato comigo! Vamos descobrir o próximo passo para te ajudar a retornar ao concurso e conquistar a vaga desejada.

Compartilhe este artigo nas suas redes sociais

plugins premium WordPress